quinta-feira, 30 de setembro de 2010

"1° EXPOSIÇÃO APERITIVOS" informações úteis: ou prólogo sentimental: ou qualquer lapso do complexo: ou aproximação singela de release: ou contextualiz

Eu, Thiago

Desde 2007 venho produzindo um fanzine (veículo de comunicação artesanal com cópias obtidas por meio de xerox) chamado "Aperitivos". Seu conteúdo é calcado pelo humor, pela leveza, em textos curtos, variados, numa narrativa aparentemente desconexa; com uma miscelânea onde cabem poemas, quadrinhos, drink´s, receitas, ilustrações e emoções diversas. É que "não há forma precisa neste emaranhado" e as tentativas de estímulo e diálogo devem se multiplicar, e neste viés, a diversidade precisa ser contemplada, ou, ao menos, pincelada fortemente.

Com o intuito de propor alternativas, de abranger as possibilidades cognitivas, proporcionar acesso às pessoas (acesso que vai desde a um trabalho individual, quanto à utilização das ferramentas que o compõem - já que estas são ferramentas às vistas de todos: papel, caneta, cola e tesoura - uma exposição se faz necessária e urgente), pois muitas vezes não damos forma as nossas idéias por julgar (erroneamente) não termos instrumentos (ou condições) pra isso, e por essa necessidade, a de esclarescimento, de que qualquer um pode criar seu veículo e se comunicar com o mundo, mesmo que em proporções menores como as permitidas por fanzines, nasceu a primeira "Exposição Aperitivos". Que se realizará no Espaço Cultural, em Palmas - TO - Brasil, a partir do dia 13 de outubro de 2010, com abertura oficial às 19hs.

É O TEXTO POTENCIALIZADO
Na exposição mesmo com ilustrações diversas e quadrinhos, as "letras" serão artigos destacados: textos virão trabalhados como instalações e um poema que percorrerá quase toda a galeria reforçará essa importância textual. Além disso, a exposição contará com uma área de leitura das edições da Aperitivos, com doze edições, - todas disponíveis (pra leitura) para quem visitar a galeria. Isso é muito por conta do Museu da Língua Portuguesa. Lugar em que o foco está no texto, na literatura. E já que da minha parte também existe esse link com a escrita, achei que seria um caminho interessante pra se explorar.

ALGO A MAIS DO CONCEITO
A Exposição Aperitivos aproxima o academicismo de valores transgressores, uma produção tida como marginal (o fanzine) de um galeria de arte, e expontaneamente rediscute a metamorfose de contextos.

PRA QUEM JÁ LEU O ZINE DE PAPEL
Pode chegar tranquilo. Pois haverá muitos textos inéditos, e os poucos que já foram publicados aparecerão com uma nova roupagem nas instalações.

Um comentário:

  1. Adorei aquele dia no laboratorio de redação da facu...Conheci um artista que tem uma arte inigualavel ! Abraços, e sucesso!

    ResponderExcluir